Extras




Erica Conceição Santos, 23 anos, grávida pela primeira vez aos 15 anos, pela segunda aos 17 e pela terceira vez aos 19 anos.
Atualmente, depois de ter perdido todo o tempo da sua adolescência - uma fase de “coisas novas”, em que muitos jovens aproveitam para ir a festas, shows – ela cuida dos seus filhos. Esse é só mais um exemplo de muitas meninas de hoje que estão começando a sua vida sexual muito cedo, alguns casos por influência da mídia ou até mesmo do companheiro.
Só depois de estarem grávidas, as meninas começam a refletir e ver o problema que causaram, ver que vão perder sua adolescência cuidando de um filho, enxergam o que é, realmente, uma responsabilidade e não só com medo disso tudo, medo também de seus pais, medo de sua família e do que seu companheiro - o que será que ele vai achar? Será que ele irá aceitar ? - Pois,assim como no caso de Erica, o seu companheiro não aceitou a paternidade de primeira, alegando que era muito cedo para se tornar pai.
Então, meninas, ao invés de refletir depois de ir para a cama com alguém,comecem a refletir antes. Não troque sua noite perdida em uma festa por uma noite perdida cuidando de um filho.
Previnam – se


Texto de Amanda Pitta

3 comentários:

Anônimo disse...

Amanda, seu texto está muito bom! Mostra a realidade de uma grande parte dos jovens no Brasil. Adolescentes que são pais prematuramente e que são obrigados a "pular" uma fase importante da vida deles para viver outra com um nível de responsabilidade muito maior e quem envolve uma terceira pessoa que depende totalmente deles. Mães muito jovens que são obrigadas na maioria dos casos a enfrentar a gravidez e criar os filhos sozinhas e pais que rejeitam a paternidade, abandonando o filho e a companheira sob a alegação de que são muito jovens para serem pais. Infelizmente esse é o retrato de um país onde as oportunidades e as informações (inclusive sobre a gravidez na adolescência e prevenção contra DST´s) não chegam para todos.

Parabéns pelo texto!

Anônimo disse...

Amanda,seu texto e entrevista estão perfeitos! Mostra a realidade que muitos jovens estão vivenciando atualmente apesar de ter várias meios de comunicações. Cuidar-se é necessário não só para engravidar,mas para se prevenir.

Anônimo disse...

O texto esta muito bom,criativo e o mais importante: mostrando a realidade e tentando passar a experiência da intrevistada para os adolescente.O vídeo,está muito legal também.Parabéns Amanda!Gostei muito.