Soluções/Ajuda



Os programas de educação sexual transmitidos pelas escolas vêm cumprindo papel fundamental, já que permitem o diálogo e a circulação de informações sobre a sexualidade. Os meios de comunicação e as campanhas publicitárias também têm abordado com freqüência esse assunto, particularmente visando a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS.
É função dos serviços de saúde implantar programas especiais à disposição dos jovens, para informá-los e cuidar deles, se necessário. Os adolescentes não precisam sentir vergonha. Além de ser um direito, os profissionais de saúde têm prazer em recebê-los e, através dos serviços oferecidos, possibilitar-lhes informação a respeito dos vários métodos anticoncepcionais existentes. É bom lembrar que, desde a primeira relação, será necessário se proteger. Quem transa sem os cuidados devidos, pode engravidar.
Mas, atenção: dar apenas informações técnicas aos jovens não basta. É muito importante que também sejam orientados em casa, na família. É essencial que possam fazer perguntas, conversar com amigos e parentes mais velhos e se aconselhar quanto à escolha do melhor método anticonceptivo. O importante é que falem e sejam ouvidos. Esse canal de comunicação precisa ser criado e mantido, tanto com a filha, desde sua primeira menstruação, quanto com o filho.
A superação das dificuldades de comunicação e diálogo entre os pais e os filhos pode ajudar em muito a diminuir a ocorrência da gravidez indesejada entre adolescentes. Os pais precisam esforçar-se para deixar de lado o medo de ser taxados como caretas, autoritários, ou de serem acusados de estar invadindo a vida pessoal de seus filhos. Conversando e orientando-os não apenas sobre reprodução e sexualidade humana mas também sobre valores como afeto, amizade, amor, intimidade e respeito ao corpo e à vida, permitirão que se sintam mais preparados para assumir as alegrias e responsabilidades inerentes à vida sexual.



Fique Ligado !


Onde encontrar ajuda em Salvador :

• Centro de Referência do Adolescente Isabel Souto - CRADIS

Por que um Centro de Referência para o Adolescente?

O Centro de Referência do Adolescente nasceu da necessidade de se criar um espaço para que os jovens, sua família e a comunidade possam buscar respostas para as suas dúvidas, obtendo informações quanto a prevenção das situações de risco a que estão expostos como: GRAVIDEZ PRECOCE, DST/AIDS, DROGAS, DIFICULDADE NO RELACIONAMENTO FAMILIAR E SOCIAL, VIOLÊNCIA, MAUS TRATOS, ABUSO, ETC.

Qual é o Objetivo do Centro?

Garantir a política de saúde integral do adolescente e jovem no Estado da Bahia, com base na política Nacional, através de ações preventiva de saúde, coordenando, supervisionando e sobretudo priorizando atividades docente-assistenciais, dando acessibilidade ao usuário, contribuindo para as práticas de um protagonismo juvenil em sua plenitude, possibilitando uma melhoria da qualidade de vida do Cidadão

A Quem se Destina o Centro?


Este centro está aberto a todos os jovens, de todas as classes sociais, na faixa etária de 10 a 24 anos e também a seus familiares, profissionais das áreas de saúde, educação, ação social, trabalho, justiça, esporte, lazer e outras afins.

O Que se Faz no Centro?


O centro desenvolve atividades de sensibilização e capacitação de profissionais e de Adolescentes Multiplicadores nas ações de Educação para a Saúde objetivando a especialização e diferenciação no atendimento a essa faixa etária ( 10 a 24 anos ), além de promover e estimular estudo e pesquisas, implantação, acompanhamento e avaliação do programa de Atenção à Saúde do Adolescente ( PROSAD ) na Rede do SUS.

Como é o Trabalho ?
* Prestando atendimento individual e em grupo ao adolescente;
* Atendendo as famílias dos jovens;
* Promovendo oficinas de sensibilização e práticas educativas com ênfase na Auto-Estima X Projeto de Vida, protagonismo juvenil.
* Desenvolvendo trabalhos comunitários buscando o perfil epidemiológico de cada comunidade e atuando na prevenção dos agravos.

Quem é a Equipe?

É composta por profissionais sensíveis e capacitados, dispostos a informar, orientar, esclarecendo dúvidas, e atuando como facilitadores em todas as ações.

Assistente Social

Psicólogo

Terapeuta de Família

Terapeuta Ocupacional

Sócio-Terapeuta Ramain Thiers

Médico Sanitarista

Enfermeira

Estatístico

Hebeatra ( Profissional especializado em adolescência )

Pedagogo

Educador Artístico

Técnico de Comunicação e Educação em Saúde.


Endereço: Avenida Oceânica, nº4000, Praia da Paciência - Rio Vermelho.
CEP.: 41.950-000 Salvador-Bahia
Telefone: (71) 3117-6728 / 3117-6730
Fax: (71) 3332-1423
Disque Adolescente: 0800-71-3535
E-mail: sesab.cradis@saude.ba.gov.br

Extraído do site da SESAB-BA



• MATERNIDADE IPERBA - INSTITUTO DE PERINATOLOGIA DA BAHIA

A Maternidade do Iperba é especializada no atendimento em ginecologia/obstetrícia e neonatologia e referência para atendimento à gestante de risco principalmente a adolescentes. A maternidade realiza, em média, 800 atendimentos e 500 partos por mês, e vem investindo cada vez mais na humanização da assistência. A partir dessa iniciativa, a unidade vem garantindo apoio psicológico às mães.

Onde fica?
Rua Teixeira Barros, n° 72.

Maiores informações: 3453-6400; 3453-6403 e 3453-6404.

Nenhum comentário: